Foram encontrados 84 registros para a palavra: centro de cultura

JOÃO LEOPOLDO NÃO É MAIS O COORDENADOR DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO DE JUAZEIRO

João Leopoldo Viana Vargas não é mais o Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro. Após dirigir o órgão estadual durante seis anos, João Leopoldo que já sabia das articulações políticas para substituí-lo, foi informado com a publicação no Diário Oficial da Bahia desta sexta-feira (04), embora a exoneração tenha ocorrido no dia 01 de novembro.

Assim que foram informados da oficialização diversos artistas de Juazeiro se manifestaram nas redes sociais em apoio ao trabalho executado por João Leopoldo...

ESPETÁCULO “AS CARTAS 2” SERÁ APRESENTADO NESTA QUARTA NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO EM JUAZEIRO

Nesta quarta-feira (12), feriado nacional em apresentação única, o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebe o espetáculo As Cartas 2, uma idealização do Complexo Social Luz para a Libertação com a Fundação Esperança.

O espetáculo terá início às 20:30h e os ingressos custam R$ 20,00. Todo o dinheiro arrecadado será destinado as obras do CETASFA – Centro Terapêutico e Abrigo Amor aos Animais São Francisco de Assis. Entidade que cuida de animais abandonados na região. A apresentação é um monólogo baseado no Evangelho do Espiritismo e é composto por 12 atores voluntários do Complexo Luz...

Após possível troca na diretoria do Centro de Cultura, Alan Cleber desabafa contra decisão

A possível dança das cadeiras no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro nem confirmada foi e a polêmica já está rolando nas redes sociais. A notícia de que o até então diretor João Leopoldo saíria do cargo já está dando o que falar. O cantor, ator e diretor Alan Cleber desabafou nas redes sociais e o alvo foi o Deputado Estadual Roberto Carlos, que seria o responsável pela troca, veja abaixo o texto na íntegra:

Senhor deputado ROBERTO CARLOS.
Começo minha nota perguntando ao senhor, aliás a você, porque senhor eu chamo a quem eu tenho respeito.
Pergunto a você: Quantas vezes você foi ao teatro pelo menos assistir a algum espetáculo produzido por artistas da cidade? 
O que você sabe da luta e persistência de artistas que vivem do teatro João Gilberto?
O que você já fez pra que a cultura do teatro,da dança se mantivesse viva?
Você um dia se quer já sentou pra ouvir e discutir sobre a classe artística e suas necessidades? 
Agora você chega e quer escarrar em nossa cara uma politicagem suja e nojenta,e dar descarga em uma história construída com decência e honestidade?
Com que direito? De deputado? 
Você está sendo sub humano. Asquerosa e sem noção essa sua atitude. 
Envergonha a classe artística!
João Leopoldo Vargas além de um gestor competente, ele se tornou um amigo e parceiro de todos nós artistas.
Um ser humano com virtudes e qualidades,que você parece não ter!
Me sinto indignado.
Você DEPUTADO ROBERTO CARLOS ESTÁ SENDO UM VERDADEIRO DITADOR DA CULTURA!
Conheça primeiramente,as necessidades dos produtores,atores,diretores,articuladores culturais ... Pra depois sim,tomar atitudes de gente e não de um insensível e cruel com a arte!
Você,deputado,está sendo hostilizado e enojado por todos que ainda tinham um resto de esperança na arte,no teatro de nossa cidade!
Cuidado com o mundo que o cerca. Sua posse e pose são muito insignificantes diante de uma atitude séria e irresponsável! 
Falo agora por mim:
Pra mim VOCÊ perdeu toda credibilidade e respeito !
E tenho certeza que também perdeu tudo,com uma classe que preza pela ARTE!
Você sabe o que é ARTE?
Tenho minhas dúvidas!
Insensata e desprezível sua atitude perante um homem tão justo e amigo dos artistas!
Nos conheça primeiro,depois aja com responsabilidade e não com politicagem!..

ROQUE SANTEIRO RESSURGE NO PALCO DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

O teatro do Centro de Cultura João Gilberto recebe este final de semana o espetáculo que relembra uma das mais famosas telenovelas brasileiras de autoria do consagrado autor Dias Gomes, já falecido, Roque Santeiro. A peça terá apresentação nesta sexta dia 1, também no sábado, 2 e ainda no domingo, dia 3, no Centro de Cultura João Gilberto, sob a produção de Hertz Felix e direção geral de Alan Cleber. O espetáculo promete reeditar o sucesso televisivo, graças a um elenco de nomes consagrados na região.

Roque Santeiro, uma novela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, terá a volta do jornalista Adalberto Barbosa, Dadau, aos palcos. Além de Dadau, Carlinhos Tapioca, Fabrícia Torres, Rosália Costa, Nílton Miranda, Hertz Felix, Flávio Luiz, Rhaman Faine e Ana Cecília também participarão da peça...

Terça Cultural contou com mistura de ritmos, movimentos e cores

Mistura de cores, movimentos, ritmos, e muita energia junto. Arte em toda parte. Assim foi a noite de encerramento do projeto TERÇA CULTURAL, dia 07, no teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto. O projeto é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU).

As categorias de dança, poesia/declamação e música (bandas autorais e não autorais) participaram de um concurso dividido em 4 noites de apresentações. Outros artistas especialmente convidados também participaram das noites de terça-feira, que ainda teve exibição de filmes, e exposição de artes plásticas na última noite. Quem chegava ao teatro-arena do CCJG era logo surpreendido pela exposição do artista plástico Rinaldo Lima, onde a nordestinidade era retratada com muitas cores, em múltiplas telas...

Apresentações de música e dança movimentaram o Arco da Ponte na terceira noite da "Terça Cultural"

Artistas inscritos e convidados do projeto Terça Cultural brilharam no espaço do Arco da Ponte, na terceira noite de apresentações, realizada na terça-feira, 31, em Juazeiro. Muita música e espetáculos de dança movimentaram a noite que também contou com mais uma exibição cinematográfica da região do São Francisco, o filme "Volúpia" do diretor de teatro e cinema, Hertz Félix.

Hertz presente à exibição de seu filme dentro do projeto Terça Cultural, disse em poucas palavras o quanto a obra é especial para a sua trajetória cinematográfica. "Volúpia é o filme que eu mais gosto", disse, destacando a importância da produção da década de 80, que traz no elenco principal os atores juazeirenses Lidiane Braga, Alan Cleber e Paulo Ribeiro...

Andrezza Santos é a atração de hoje do programa Abertura Cultural

O programa Abertura Cultura desta quinta-feira (26), feriado de Corpus Christie, contará com a presença da cantora Andrezza Santos, 19 anos.

Andressa é natural de São Paulo, mas veio morar em Juazeiro há um ano e meio. Sua carreira musical começou quando ela ainda era criança, aos 6 anos de idade. A partir dos 13 anos a artista começou a atuar de forma profissional. Recentemente lançou o seu mais novo disco que conta com cinco canções de autoria de Manuca Almeida, Renato Jau, Soneca, Alexandre Leão e Tito Bahiense...

Centro de Cultura João Gilberto pode ter projeto piloto de sustentabilidade

Projeto foi idealizado e apresentado pelo atual gestor da instituição, João Leopoldo Vargas

Na semana passada o gestor do Centro de Cultura João Gilberto, João Leopoldo Vargas, esteve na capital baiana apresentando para a diretoria de espaços culturais da Secretaria de Cultura – SECULT BA um projeto para implantação de um sistema de captação de água de chuva, no espaço cultural. De acordo com o gestor, o projeto tem como objetivo promover economia financeira e sustentabilidade, com a implantação não só do sistema de captação de água, mas também a substituição do sistema de refrigeração da sala principal, que contará com o reaproveitamento da água expelida no processo de refrigeração, e a implantação de uma horta comunitária. “Nossa iniciativa foi muito bem recebida na SECULT e pode ser implantada no CCJG como projeto piloto, para depois ser implantada nos demais espaços culturais do estado”, destaca João Leopoldo Vargas...

ALUNOS CPM ASSISTEM PEÇA SOBRE O AEDES AEGYPTI NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

No dia 13 de maio do ano em curso, os alunos do CPM Alfredo Vianna compareceram ao teatro Joao Gilberto para assistir à peça denominada AEDES AEGYPTI – agora é o fim da picada, promovido pela CIA 1º Ato.

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio, acompanhados de professores e militares puderam prestigiar o evento, ao mesmo tempo em que endossaram a discussão acerca dos perigos que a picada do mosquito representa para a sociedade...

Nilton Freitas é atração musical do Projeto Abertura Cultural nesta quinta (12), no Centro de Cultura João Gilberto

O projeto Abertura Cultural realizado todas as quinta-feiras no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, contará hoje (12), com a presença do cantor Nilton Freitas.

Após um ano afastado dos palcos, Nilton Freitas, em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (11), revelou que está retornando aos trabalhos com muita alegria e satisfação. O público que comparecer ao João Gilberto, além de conhecer a história de vida do artista, irá apreciar um bom xote...

Concurso de beleza Victor-Victória traz Rogéria para o João Gilberto

A atriz e transformista Rogéria, o “travesti da família brasileira”, será uma das atrações da guerra de beleza mais aguardada do ano. Os fãs dos transformistas mais cheios de glamour da região e de Salvador (BA) irão à loucura com as apresentações do concurso de beleza e teatro de revista Victor – Victória, às 21h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, neste sábado, 28.

A exemplo dos anos anteriores, os candidatos ao concurso de beleza serão avaliados pela melhor fantasia, melhor traje de noite e simpatia. Serão premiados os três primeiros colocados. As inscrições estão abertas até o dia 18, na Escola de Ballet Geraldo Pontes e os ingressos já estão disponíveis também na escola, no Salão Adonilson Souza e Centro de Cultura João Gilberto...

Debate sobre patrimônio cultural serviu de alerta ao poder público e à sociedade civil

Mostrando preocupação com a situação do patrimônio histórico e cultural do município de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMC) e demais organismos governamentais e representações da sociedade civil, realizou dia 03, no Centro de Cultura João Gilberto, o Iº Seminário do Patrimônio Cultural de Juazeiro.

O evento mobilizou setores da sociedade interessados na questão do patrimônio local, como o Coletivo Amigos da Ilha do Fogo; UNEB; UNIVASF, o Núcleo de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Ministério Público da Bahia, além dos Conselhos de Cultura do Estado e do Município, e representantes de grupos culturais e folclóricos...

Quarta-feira é dia de Clube da Bossa no Centro de Cultura João Gilberto

Quarta-feira é dia de Clube da Bossa no foyer do Centro de Cultura João Gilberto. A edição desta quarta (04) traz como convidada uma voz feminina: a cantora e instrumentista, Andrezza Santos.

Além de cantora e insrumentista Andrezza Santos é interprete da Música Popular Brasileira, iniciou sua carreira aos 13 anos de idade ao participar do programa “Cantando no SBT”, em 2010, onde crianças e adolescentes interpretavam canções da música popular brasileira. Obteve a 3ª colocação no concurso...

ARTISTAS VOLTAM A SE MANIFESTAR EM FAVOR DA PERMANÊNCIA DE JOÃO LEOPOLDO NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

Terça-feira (26), o Blog postou matéria (veja aqui) dando conta de que os artistas de Juazeiro estavam se mobilizando para evitar a substituição do coordenador do Centro de Cultura João Gilberto, que atualmente é comandado por João Leopoldo.

Artistas das áreas de teatro, música, áudio visual, artes visuais, manifestação popular e produtores culturais, se reuniram na segunda-feira (25), para reivindicar a permanência de João Leopoldo Viana Vargas, que está na coordenação da Casa há mais de cinco anos...

"Instrumental Velho Chico" realiza evento dedicado ao contrabaixo nesta sexta (29), em Juazeiro

O projeto “Instrumental Velho Chico” realizará um workshop e uma apresentação dedicada ao instrumento contrabaixo, com a participação dos músicos Geisan Varne e Luciano Calazans. A ação acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, nesta sexta-feira (29). A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias e Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). 

O workshop gratuito será ministrado pelos contrabaixistas e acontecerá a partir das 15h. Serão demonstradas as técnicas que os músicos utilizam, além de abordagens sobre improvisação e instrumentistas relevantes. Já às 21h, na sala principal do Centro de Cultura João Gilberto, será apresentado o show Edésio César Convida, do guitarrista são-franciscano. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)...

"Clube da Bossa" promete movimentar noite desta quarta-feira (27) no CCJG

Quarta-feira é dia de Clube da Bossa no foyer do Centro de Cultura João Gilberto. A cada encontro o projeto traz como convidado especial um músico local, que juntamente com a banda base tocam grandes sucessos da Bossa Nova. Nesta quarta-feira (27) a convidada é a Cantora e compositora Raquel Wesley. Além de cantora e compositora Raquel é autora do livro de poemas "Orfã de Filho...alfa no Pai". Durante seu percurso artístico já esteve com vários artistas: Banda Morrão Fumegante, Jereba , Fábio Paes, Luiz Galvão, Moraes Moreira, Armandinho Macêdo, Paulinho Boca de Cantor, Manuca Almeida, Maciel Melo, Edson Gomes, Vital Farias, Zezé Mota entre outros.

O Clube da Bossa é um dos nove projetos aprovado no edital de Dinamização em Espaços Culturais - Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Os encontros acontecem toda quarta-feira, no período de 17/02 a 16/06/016, a partir das 19h30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova. Já participaram do Clube da Bossa os músicos locais: Maurício Dias (Mauriçola), Rogério Pilé, Elisângela Moura, Camila Yasmine, Rogério Leal, Nilton Freitas, Rennan Mendes, Fabiana Santiago e Junior Mota...

Artistas se reúnem para defender a permanência do coordenador do centro de cultura João Gilberto

 
Após a informação da possível substituição da coordenação do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, artistas da região das áreas de teatro, música, áudio visual, artes visuais, manifestação popular e produtores culturais, se reuniram ontem (25), para reivindicar a permanência de João Leopoldo Viana Vargas, que está na coordenação da Casa há mais de 5 anos.

Segundo o ator, Nilton Miranda, mais conhecido como o palhaço Morróia, o centro de cultura nunca foi tão democrático. “Hoje nós temos o Centro de Cultura extremamente dinamizado e democrático, com a participação dos artistas, sendo o segundo em arrecadação, entre os 17 espaços culturais do estado da Bahia. O nosso medo é que ele volte a ser um elefante branco, como aconteceu em outras épocas. A cultura do território do Sertão do São Francisco teve um avanço muito grande após essa gestão. Isso sem falar na mudança no espaço, com intervenções culturais nos muros e paredes do prédio. Em termos de estrutura nós evoluímos muito, novos equipamentos adquiridos desde linóleo a equipamentos de sonorização, iluminação e salas climatizadas. Periodicamente são realizados mutirões para conservar o espaço limpo. Então, não aceitamos a substituição sem uma justificativa plausível, apenas por interesse politico. Só aceitaremos uma substituição se essa acontecer por eleições diretas. Estamos cansados de engolir as demandas sempre de cima pra baixo”.  
 
Já para o ator e diretor de teatro, Mauricio Fabio, o centro de cultura nunca recebeu tantos cursos e formações nas áreas artísticas e de elaboração de projetos. “Há muito tempo não acontecia no espaço tantos cursos de qualificação em artes e criação de projetos para concorrer aos editais, essa gestão se preocupa, divulga e incentiva a participação nas oficinas e nos editais, não só no meio artístico mas o publico em geral”.

Na reunião, algumas ações foram programadas, entre elas, um abaixo assinado, que será entregue ao secretário de cultura da Bahia, Jorge Portugal, e ao diretor de espaços culturais, Romualdo Lisboa. No documento, os artistas afirmam que o atual coordenador mantém relações de parceria, cordialidade e respeito com a classe.  Uma campanha também será lançada hoje na internet com vídeos de até 15 segundos com a #ficajoãonojoão.
..

Clube da Bossa traz Fabiana Santiago nesta quarta (06)

A edição desta quarta (06) do Clube da Bossa traz uma voz feminina: Fabiana Santiago. Nascida em Barueri - SP, Fabiana Santiago é uma das grandes revelações da música vocal nos últimos anos em Pernambuco. Uma apaixonada pela musicalidade local que traz a música no sangue herdada de seu avô.

O Clube da Bossa é um dos nove projetos aprovado no edital de Dinamização em Espaços Culturais - Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Os encontros acontecem toda quarta-feira, a partir das 19h30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova...

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Primeira cidade a receber a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, Juazeiro será palco de uma programação variada e intensa. O evento será realizado de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto. Filmes de curtas e longas metragens, oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual, debates e mesa redonda e formarão o cenário de encontros entre realizadores, pensadores, comunidade acadêmica e amantes do cinema baiano.

Sob o comando de Elson Rosário, durante as manhãs dos três dias de festival, será realizada a oficina de Produção de Elenco propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições custam R$50,00 (cinquenta reais) e podem ser feitas pelo site do evento...

Projeto cultural promove oficinas e shows instrumentais, em Juazeiro

Será realizado, em Juazeiro (BA), entre abril e junho, o projeto “Instrumental Velho Chico 2016”. Apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital Agitação Cultural, lançado em 2015 pela Secult e Governo da Bahia, a iniciativa engloba uma série de três eventos mensais dedicados ao violão, contrabaixo e guitarra, respectivamente, com seis artistas consagrados do cenário instrumental brasileiro, que ministrarão aulas e se apresentarão como convidados do guitarrista Edésio César, no Centro de Cultura João Gilberto.

No dia 1° de abril, o evento será dedicado ao violão e receberá os violonistas Zé Paulo Becker e Adherbal Duarte. O segundo, direcionado ao contrabaixo, acontecerá no dia 29 de abril, com os instrumentistas Geisan Varne e Luciano Calazans. Em 17 de junho, as atividades do projeto serão voltadas à guitarra, com a participação dos guitarristas Luciano Magno e Mou Brasil...